Maio 2023 | O Poliempreende abraça 10 novos projetos na 19ª fase regional do IPS

No dia 2 de maio, a Escola Superior de Tecnologia acolheu a 19ª fase regional do Poliempreende. Com o maior número de equipas a concurso desde o início, 10 foram os projetos apresentados nesta etapa final. Estiveram presentes: Carbon Neutral, Collabster, Compostagem, Escolas do Futuro, Inotech, IPS Eats, LOLE, R&C, SynthAir e Teu Resumo.

A SynthAir, projeto vencedor que vai representar o Instituto Politécnico de Setúbal na fase nacional do Poliempreende, apresenta uma solução inovadora que visa contribuir para uma “aviação verde” através da produção de uma nova forma de biocombustível. Como pilares fundamentais, a equipa coloca a sua atenção na descarbonização do setor da aviação.

João Almeida, João Gegaloto e Tiago Jerónimo, todos estudantes do mestrado em Engenharia Biológica e Química pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, defendem inovação está na sustentabilidade do modelo de negócio, uma ideia que irá revolucionar a aviação.

Ao serem questionados acerca do seu percurso até chegarem à final regional, os mesmos dizem que foi desafiante e que os restantes projetos lhes colocaram pressão, mas reforçam que continuarão  a trabalhar com dedicação para a fase final.

O segundo lugar foi atribuído a Rui Rodrigues, alumni da licenciatura em Contabilidade e Finanças da Escola Superior de Ciências Empresariais, com a ideia R&C, um software de gestão empresarial e financeira, que procura diferenciar-se ao apresentar modelos que “encaixem” em qualquer perfil de negócios, aliando a inteligência artificial como grade diferenciador dos restantes softwares.

Ao refletir sobre o seu percurso, deixa um conselho a todos os futuros participantes do Poliempreende: “avancem com a ideia, nem que seja para testar a sua viabilidade”.  Foi essa mesma persistência que o levou a conquistar um prémio, após a sua segunda participação.

O terceiro projeto vencedor, IPS Eats,  consiste na criação de uma aplicação que permita que permita fazer a gestão digital dos refeitórios do IPS, desde reserva de senhas para refeições ao pagamento digital das mesmas.

Rute Cruz, estudante da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos da Escola Superior de Ciências Empresariais, é a dinamizadora desta ideia e, em tom de desafio, deixa a responsabilidade ao Instituto Politécnico de Setúbal de, em conjunto, tornarem esta ideia realidade.  Ao refletir sobre a sua passagem pelo concurso, sublinha ainda que foi uma experiência transformadora e que contribuiu para a sua autodisciplina.

Como complemento aos prémios atribuídos nesta final, o júri reconheceu ainda com um prémio de mérito a Inotech, uma ideia empreendedora na área da tecnologia. O projeto consiste numa plataforma digital que une “dois mundos: o do trabalho e o universitário”, refere Adriana Soares, autora do projeto e estudante da licenciatura em Tecnologias do Ambiente e Mar pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Esta ideia é ainda desenvolvida com mais dois estudantes da rede E³UDRES², nomeadamente das instituições parceiras da Áustria e da Bélgica.

Todos os 10 projetos estão de parabéns e reforçamos que o caminho não acaba por aqui. A IPStartUp permanece de braços abertos para acolher o potencial empreendedor que nasce no Politécnico de Setúbal.

Recorda-se que o Poliempreende consiste num concurso de ideias e planos de negócios em que o principal intuito é promover a cultura empreendedora e estimular a criação de novas empresas que tenham como base o conhecimento. Este tipo de projetos surge como um contributo para o desenvolvimento regional e serve principal objetivo do concurso com a incitação ao empreendedorismo, impulsionando também as saídas profissionais interligadas com a criação do próprio emprego.

Esta edição regional, teve como júri: o Dr. Duarte Ferreira, representante da Fundação Santander Portugal; o Dr. Manuel Pereira, representante da Gastão Cunha Ferreira Lda.; a Dr.ª Nádia Leitão, representante da Startup Barreiro; o Dr. Rui Gouveia, representante da ComOn Lda. e Dr.ª Sandra Pinto, representante da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência;

A fase nacional já tem data marcada e irá ocorrer entre os dias 12 e 15 de junho, em Barcelos. A 19ª edição do Poliempreende está a ser organizada pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) que promete proporcionar uma semana repleta de criatividade e inovação, na qual terminará dia 15, com a divulgação dos prémios vencedores.

Não percas toda a informação futura sobre a fase nacional do Poliempreende através da IPStartUp e sabe mais no website do IPS