Outubro 2021| IPStartUp e DiGiTOOL querem fomentar a criação de negócios verdes

A IPStartUp procura empreendedores com ideias de negócios verdes e o Projeto DiGiTOOL - Inclusive Digital Education – a Tool to Understand Circular Economy, pode ser o mote para dar esse passo.

Embora se fale cada vez mais da necessidade de incluir conceitos de economia circular nas empresas, as dificuldades ainda são muitas e começam pelo próprio entendimento desses mesmos conceitos. E como vamos conseguir fomentar a criação de novas empresas, que integrem processos circulares; que adotem estratégias de produção que integrem matérias-primas recicladas; ou que pensem o design dos seus produtos numa lógica de reutilização, se os empreendedores não estiverem na posse do conhecimento necessário para tal?

A IPStartUp tem procurado dinamizar a capacitação de jovens empreendedores nesta temática, sendo disso exemplo a implementação em 2020 do projeto e concurso +negócios-desperdício e mais recentemente, a participação no DiGiTOOL. Espera-se, com isso, aumentar a consciência para os aspetos do consumo, produção e desperdício, mas muito particularmente, para que os estudantes e futuros empreendedores, tenham na sua posse conhecimento relevante para estruturar uma ideia de negócio que integre modelos circulares, inovadores, ambiental e economicamente sustentáveis.

Sendo o principal público-alvo da IPStartUp os estudantes e diplomados do IPS, a capacitação de professores que o DiGiTOOL promove, bem como a sua adaptação específica à área das ciências empresariais, é uma grande mais-valia e um apoio precioso na preparação de futuros empreendedores, com um mindset e capacitação para a criação de negócios verdes.

Esta ligação direta entre a academia e as entidades que promovem o empreendedorismo revela-se fundamental para a preparação de empreendedores e futuros quadros de empresas conscientes e preparados, quer para criar novos negócios, quer para ser precursores de mudanças nas empresas onde trabalhem.

O projeto DiGiTOOL tem como objetivo ajudar as Instituições de Ensino Superior a implementar soluções de educação digital nos currículos dos seus ciclos de estudo, em particular nas áreas das ciências empresariais, em temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circulares, sendo que para tal irá desenvolver um curso online inovador e assíncrono.

Para mais informações consultar https://digitooltoce.ba.lv/