Novembro 2022 | Projeto LINK é finalista do concurso Born from Knowledge (BfK)

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebeu, a 10 de novembro, a final do concurso Born from Knowledge (BfK), programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI). O BfK Ideas procura ideias de negócio desenvolvidas por estudantes e investigadores de cada IES portuguesa, visando a criação de produtos, processos ou serviços “nascidos do conhecimento”. Todas as equipas tiveram a possibilidade de beneficiar de um programa de imersão e representar a sua instituição numa competição nacional. 

Depois de passar pelo programa de mentoria e formação, o docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Luís Gomes, representante do IPS no concurso, viu o seu projeto LINK selecionado para a final do programa e apresentou um pitch às dezenas de presentes. 

O projeto LINK pretende transferir para o mercado o conhecimento desenvolvido por uma equipa de pesquisadores e clínicos, focando-se na condição de saúde que mais incapacidade causa nos utentes, tanto em Portugal como no mundo, a lombalgia. 

O projeto define-se como um programa integrado de cuidados interdisciplinares, suportado em evidências científicas, e que permite uma redução de 80% na probabilidade de os utentes desenvolverem lombalgia persistente e incapacitante (crónica), em comparação com os cuidados de saúde primários habituais prestados

*Com informações da Agência Nacional de Inovação -  ANI