Maio 2023 | IPStartUp promove Workshop de Ciência e Empreendedorismo em Grândola

No dia 25 de maio, a Escola Secundária António Inácio da Cruz recebeu um workshop de Ciência e Empreendedorismo organizado pela IPStartUp. Esta iniciativa contou com a participação de Cristina Oliveira, investigadora e docente na área de Engenharia Civil na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, e Eunice Duarte, investigadora científica na área do Turismo.

Durante o workshop, os alunos de diferentes cursos do 12º ano, tiveram a oportunidade de explorar problemáticas relacionadas com a região de Grândola e discutir estratégias inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios locais. Cristina Oliveira, com a sua experiência em Engenharia Civil, trouxe uma perspetiva técnica e analítica para o debate, enquanto Eunice Duarte contribuiu com conhecimentos valiosos sobre a indústria do Turismo.

É importante salientar que esta iniciativa faz parte do projeto CDT4SONDA2026, conduzido pelo IPS. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade da empregabilidade dos estudantes do IPS, desenvolvendo as competências mais valorizadas pelos empregadores e criando ofertas formativas adaptadas ao território do Alentejo Litoral. Além disso, o projeto visa fortalecer a relação entre a instituição de ensino e os seus antigos alunos, promovendo a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos.

O workshop representou um importante passo nesse sentido, reunindo profissionais de diferentes áreas para partilhar ideias e conhecimentos. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender estratégias de empreendedorismo, explorar soluções empreendedoras e debater as potencialidades da região de Grândola. Através dessa troca de experiências, espera-se que surjam novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento para a região.

A IPStartUp continuará a trabalhar ativamente, em parceria com as instituições de ensino do Alentejo Litoral, para promover as competências empreendedoras entre os estudantes.

Esperamos por ti na IPStartUp.