Maio 2022 | Está a nascer uma nova parceria com a FAVA incubadora

A IPStartUp esteve presente na Humus Farm, localizada em Fernando Pó, Palmela, com o intuito de reunir com os fundadores da FAVA incubadora, uma nova incubadora rural que promete atuar como um polo de atração e eixo de desenvolvimento de conteúdos e novas ideias que incidam nos negócios rurais.  

Nas instalações da incubadora, os empreendedores terão a oportunidade de emergirem num ecossistema empreendedor, com mentoria, incubação e apoio tanto a nível de marketing e comunicação, como de gestão e apoio jurídico. Será também possível desenvolver essa fase de incubação na Humus Farm, bem como permanecer neste alojamento em modo co-living com os seus anfitriões e trabalhadores.  

Nascida do desejo de Ana e Bruno Costa, proprietários da Humus Farm, a FAVA irá atuar como complementar àquele que tem sido o trabalho desenvolvido neste território desde 2017, captando conhecimento a este primeiro alojamento qualificado em Fernando Pó, que já se distinguia muito pelo seu fator atrativo às indústrias criativas.  

Com uma vertente de atuação nos setores primários, Bruno Costa afirma que pretende “voltar a dar atratividade a este patamar sustentável”, tendo como base os negócios focados na ruralidade, seja como princípio, meio de produção ou destinado a esse fim, atraindo assim pessoas ao território, de forma a facilitar a integração e fixação de negócios e empreendedores nas zonas menos urbanas do país.  

E se a localização parece remota e de difícil acesso, Bruno Costa sublinha a facilidade em articular horários com o comboio intercidades que chega, todos os dias, a Fernando Pó pelas 8h e parte, passando por Lisboa, perto das 17h. É, para os proprietários, nesta “terra de oportunidades” que novos negócios se poderão converter num “meio de desenvolvimento sustentado das regiões rurais”.  

A parceria com o Politécnico de Setúbal, mais concretamente com a IPStartUp, ainda está em fase de articulação. No entanto, adianta-se que será um meio potencializador de trabalho em rede, que permitirá explorar e testar negócios focados no setor primário, através da rede de contactos montada pela FAVA com agricultores.  

O espaço físico da incubadora pode potenciar os negócios empreendedores através das suas diferentes valências, desde a agricultura biológica, a agricultura biodinâmica, a permacultura e o turismo associado a este meio. Como tal, defendem que os negócios serão adequados ao trabalho dos empreendedores, procurando defender a máxima de “trazer elementos de inovação e fixar conteúdos e saberes no território”.  

Se tens uma ideia de negócio focada no setor primário, sabe que a IPStartUp está disponível para te auxiliar neste contacto e acompanhar no desenvolver do teu negócio. Fala connosco, seguimos juntos nessa jornada!