Let's Talk About... Financiamento

Hoje recordaremos, a última edição do Let’s Talk About, que aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2022 e que foi promovido pela IPStartUp.

O tema em destaque foi o financiamento.

Para falar sobre este tema contámos com a presença de Francisco Tenente, CEO e founder da startup 3Dway, uma startup parceira da IPStartup. 

Francisco Tenente falou-nos de como nasceu a ideia de uma startup de protótipos que, numa fase inicial, cresceu com capital próprio e que, mais tarde, segundo o próprio CEO e founder, “o melhor investimento, foi o investimento dos clientes” e abriu espaço para uma conversa informal entre todos os presentes.

Este debate que se criou entre os empreendedores foi crucial para a troca de ideias e de experiências, um momento primordial de aprendizagem entre os empreendedores e um dos pontos altos deste evento.

Contamos ainda com a presença de Luciano Correia e Paulo Costa, ambos fundadores da empresa Ultra Aventura Sports que promove o turismo aventura e na natureza.

Luciano Correia e Paulo Costa trouxeram a debate uma perspetiva diferente e levantaram questões muito importantes relacionadas com o investimento.

Os desafios que a Ultra Aventura Sports apresentou foram um dos tópicos que conseguiu, mais uma vez, promover um debate entre os empreendedores que originou uma troca de ideias, discutindo, em grupo, soluções e óticas diferentes.

O orador António Pena é o CEO e founder da Ecorbis, uma empresa que iniciou a sua atividade com a IPStartUp. O CEO e founder da Ecorbis, veio contribuir com a sua experiência de financiamento e que incluiu alguns exemplos de como ultrapassar obstáculos.

Para António Pena, “a resiliência e persistência, são fundamentais para todas as empresas”.

Foi ainda possível ouvir a Raquel Teixeira, da Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo que partilhou com os presentes, vários modelos de financiamento, a partir da sua experiência pessoal, na candidatura com sucesso ao programa SME instrument do programa Horizonte2020 da Comissão Europeia.

Para terminar este Let´s Talk About ouvimos a gestora do IPStartUp, Sandra Pinto, que encerrou este evento aconselhando os empreendedores a estarem atentos às oportunidades de financiamento que vão sendo lançadas e às respetivas regras, uma vez que o esforço de pesquisa e posterior candidatura é grande.

O sucesso deste Let’s Talk About traz-nos a vontade de começar já a planear o próximo evento.

Queremos que seja um espaço de partilha de experiências, de ideias e de inspiração para todos os empreendedores.

Em breve, iremos ter mais novidades.

Não percas.

Fica atent@!