Junho 2021 | Entrevista a Rui Gouveia [COMON]

Este mês, por ocasião do Júri Regional do Poliempreende, decidimos ir falar com o Rui Gouveia, da nossa parceira COMON.

O Rui é Licenciado em Engenharia Informática pelo ISIG (Instituto Superior de Informática e Gestão), tendo passado por consultoras como a Getronics ou Edinfor (atual Logica). 
Aos 25 anos decidiu trocar o caminho da consultoria pelo do empreendedorismo, co-fundando com mais 2 sócios a COMON, uma agência de marketing líder em Portugal, com cerca de 80 profissionais talentosos, nas mais diversas áreas e que executam com trabalhos para algumas das marcas mais relevantes como Fidelidade, Galp, McDonald's, Mercedes-Benz, Bayer, BPI, etc. Em 2014, co-fundou também o Build Up Labs, uma startup que cria startups. Tanto negócios próprios (modelo Startup Studio) como apoiando outros empreendedores (modelo Incubadora). 


IPStartUp - Há quantos anos já participa como jurado no Poliempreende?  
Rui Gouveia - Há 5 anos que colaboro, com todo o gosto, com a iniciativa Poliempreende. 


IPStartUp - Como avalia o Poliempreende enquanto iniciativa nacional da rede politécnica para a promoção do empreendedorismo?  
Rui Gouveia - A promoção do empreendedorismo junto de estudantes é uma arma fundamental para qualquer economia em evolução. Só cativando as novas gerações para arriscarem nas suas ideias para resolver problemas, conseguiremos a reinvenção constante dos modelos de negócio e inovação com impacto real. O Poliempreende é assim uma das peças fundamentais nesta capacitação. 


IPStartUp - Qual a sua opinião sobre a tipologia de projetos e sobre as equipas que se apresentam neste concurso? Tem sentido mudanças nas abordagens e perfis de empreendedores ao longo do tempo?  
Rui Gouveia - Onde houve uma evolução clara ao longo do tempo é no surgimento de ideias com maior potencial de impacto e de escala, ao invés de ideias de negócio mais tradicionais e sem propostas de valor diferenciadoras. Isso demonstra maior visão e ambição, o que é fantástico e promissor. 


IPStartUp - O que pode estar a faltar no ecossistema para que mais empreendedores prossigam com os seus projetos para a efetiva criação de negócios? 
Rui Gouveia - Ainda há muito a fazer no básico, que é os alunos perceberem que empreender é uma opção viável; que há mais opções do que enviar CVs. É preciso mais colaboração entre os players do ecossistema. Mais partilha de contactos, mentorias, metodologias e oportunidades. 


IPStartUp - Quer deixar um conselho ou uma mensagem aos nossos empreendedores e “aspirantes” a empreendedores?  
Rui Gouveia - Acho que a principal mensagem é a de desmistificar o receio do falhanço. Mesmo quando um empreendedor falha, ganha uma experiência de enriquecimento profissional e pessoal que dificilmente conseguiria ter de outra forma e que essa experiência é uma vantagem competitiva para o futuro.