Julho 2023 | Visita à Herdade Canal Caveira e Vila do Gin

Na passada quarta-feira, dia 5 de julho, a IPStartUp teve a oportunidade de conhecer a Herdade Canal Caveira e a Vila do Gin – Parque Temático Black Pig, ao abrigo de uma visita proporcionada pelo Instituto Politécnico de Setúbal aos estudantes do primeiro ano das licenciaturas em Marketing e Gestão da Distribuição e da Logística da Escola Superior de Ciências Empresariais.

Esta iniciativa insere-se no projeto CDT4SONDA2026 - Continuous Development Training for Smart Open Networks Development Acceleration, que tem, como objetivo principal, fortalecer os laços entre a academia e a sociedade, acelerando o desenvolvimento do Alentejo Litoral para a diferenciação do território.

Neste evento, foi possível contactar diretamente com histórias empreendedoras e inspiradoras sobre o nascer de grandes negócios e permitiu ainda um momento de networking e troca de conhecimento entre todos os agentes envolvidos.

Importa destacar que a Herdade Canal Caveira é uma produtora vinícola, situada no Alentejo Litoral e que conta com cerca de 12 colaboradores permanentes. Nascido de um sonho familiar, a sua fundadora reforça valores como a lealdade, amor e o desejo de inovar como os primordiais para o trabalho que desenvolvem. Diferenciam-se pelo seu investimento em vinhos monocastas, possuindo plantações de 16 castas diferentes e pela sua aposta em produções inovadoras – como o Vinho do Mar.

A Herdade exporta para países como Polónia, República Checa, Estónia, Canadá e Holanda, sendo que também possui um mercado forte de atuação em Portugal. Aquele que era o sonho pessoal da empreendedora Vanda Pais Paiva cresceu e desenvolveu-se numa marca de sucesso que perdura desde a década de 70, tenho sido reconhecida e premiada ao longo desta jornada empreendedora.

Por sua vez, a Vila do Gin – Parque Temático Black Pig nasceu da “loucura” do seu fundador, Miguel Ângelo Antunes. Para além de todo o reconhecimento destacado na área da destilaria, o parque temático proporciona ainda uma experiência diferente aos seus visitantes, onde podem usufruir de locais de lazer e convívio enquanto disfrutam de espetáculos programados aos fins-de-semana e feriados ou de um passeio à reserva animal disponível no espaço.

O desejo do empreendedor de inovar levou a que, em 2007 fossem plantadas as primeiras árvores de medronho no Alentejo Litoral, que só viriam a resultar na comercialização do famoso Gin Black Pig em 2018. Desde cedo, Miguel Antunes procurou aliar a sua vontade de fazer diferente ao potencial que a região tinha para oferecer e, como tal, a sua produção tem sido reconhecida internacionalmente como a melhor e mais consumida.

Com uma forte aposta no marketing, o seu produto oferece uma ligação direta às raízes da terra: desde o nome da marca - interligando o porco preto como animal típico do Alentejo - até ao seu rótulo diferenciador – com os azulejos portugueses a representar o tradicional da zona em que se inserem. O desejo do fundador é de que sejam “reconhecidos automaticamente quando se pensa na Costa Alentejana”.

Ambos os testemunhos revelam uma jornada de sucesso que relembra o potencial que as nossas ideias empreendedoras podem ter. Se tens uma ideia de negócio, não a deixes escondida.

Tal como estes dois empreendedores, tens potencial para tornar realidade os teus “sonhos e loucuras” e a IPStartUp quer ser a força entusiasta que te acompanha ao longo deste trajeto.

Fica atento à comunicação, teremos mais novidades para ti.