Fevereiro 2023 | IPStartUp leva empreendedorismo e criatividade ao Alentejo Litoral

No passado dia 2 de fevereiro, a Escola Tecnológica do Litoral Alentejano recebeu a IPStartUp para a dinamização de um workshop Fator E, com o intuito de “despertar o empreendedor que há em nós” e levar os serviços que a incubadora oferece a toda a Comunidade IPS.

Presentes, estiveram sete estudantes do Curso Técnico Superior Profissional de Logística no polo de Sines, que ouviram sobre a importância de potenciar e desenvolver as competências empreendedoras inerentes à nossa atividade profissional.

Houve ainda a oportunidade de assistir à apresentação de duas ideias de negócio que nasceram numa dinâmica  elaborada em contexto de workshop. Uma das ideias baseava-se na criação de um serviço de consultoria na área da nutrição para as escolas, com oferta formativa sobre alimentação saudável e leitura dos rótulos nutricionais.

A segunda ideia apresentada assentava na criação de uma ONG que procurasse interligar o setor da restauração ao público mais carenciado do Alentejo Litoral, reaproveitando os excedentes para a confeção de cabazes alimentares a serem entregues aos mesmos.

Num momento de criatividade e idealização, refletiu-se sobre necessidades sentidas na sociedade e soluções inovadoras e práticas que poderiam ser implementadas. Foi uma oportunidade original de refletir sobre o papel do empreendedorismo na sociedade.

Sublinha-se que esta iniciativa surge no âmbito do projeto CDT4SONDA2026, que visa “melhorar a qualidade da empregabilidade dos estudantes do IPS, desenvolvendo as competências mais valorizadas pelos empregadores, e criar ofertas formativas adaptadas ao território do Alentejo Litoral fomentando ainda a relação com os Alumni”.