Agosto 2023 | Empreendedorismo Internacional: Estudantes representam o IPS na EIA

O maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, a European Innovation Academy (EIA), regressou ao Porto para a edição 2023, que arrancou a 16 de julho e estende-se até 4 de agosto.  

Com recorde de participações, a edição reúne 50 Instituições de Ensino Superior e 600 estudantes de diversas nacionalidades que aceitaram o desafio de transformar uma ideia de negócio numa startup em apenas 15 dias. Representam o IPS neste evento, os estudantes João Gegaloto e João Almeida (ESTB) e Adriana Soares (ESTS).  

Neste programa de verão internacional e intensivo, realizado por instituições que incluem a Stanford University, University of California – Berkeley, e Google, as equipas são desafiadas a criar startups reais e, para potenciar habilidades, conhecimentos e o próprio mindset empreendedor, são acompanhadas de perto por mentores e investidores em tecnologia de todo o mundo.  

Para o desenvolvimento de um modelo de negócios scale-up, são percorridas algumas etapas desde o estágio inicial do programa, como atividades de prototipagem, testes de mercado e conquista do cliente. Num ambiente multicultural e que abarca as premissas atuais do empreendedorismo e do universo de trabalho, ferramentas e métodos de aprendizagem experiencial são o ponto de partida para atividades dinâmicas e colaborativas, com tarefas de planeamento, organização e comunicação.  

O programa  

Na primeira semana de programa, dedicada à caracterização do negócio, validação do cliente e prototipagem, foram realizadas atividades para o desenvolvimento do perfil do produto, design da persona, validação dos recursos junto aos clientes, design de interface e user experience.  

Para a segunda semana, a validação do mercado, o design e o marketing foram o foco das atividades, que envolveram o plano de entrada no mercado, a aquisição de utilizadores e recolha de leads e a exposição de startups.  

Na reta final do programa, a terceira semana tem foco no PITCH, na Propriedade Intelectual e na atração de investidores, com atividades para o desenvolvimento de modelos de negócio, receita e lucratividade, proteção da invenção e da marca e também a estratégia de financiamento.  

Conhece mais sobre a European Innovation Academy e as edições anteriores no blog EIA.