A IPStartUp vai selecionar 6 estudantes para a European Innovation Academy

Considerado o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, o European Innovation Academy chega a Portugal e será realizado na cidade do Porto pelas próximas 6 edições. O Instituto Politécnico de Setúbal, através da sua incubadora de negócios, a IPStartUp, irá oferecer 6 bolsas de inscrição para alunos do IPS.

As inscrições estão abertas até 05 de junho, neste link.

O programa proporciona aos alunos uma experiência prática e real na criação de uma startup, envolvendo equipas de todo o mundo no desafio de criar um negócio avaliado em 100 milhões de euros ou mais. O curso é liderado pelos principais oradores, mentores e investidores de tecnologia de todo o mundo e aptos para desenvolver as competências, a mentalidade e o conhecimento necessários para treinar e inspirar os participantes a atingir as metas estabelecidas. Em 2022, a edição vai contar com a mentoria das Universidades norte-americanas, Stanford, U.C. Berkeley, além das gigantes empresas do Silicon Valley, como a Google, Amazon, Microsoft, Uber, HubSpot e Dell. Também contará com a presença de plataformas como Tik Tok e Spotify, entre outras referências.

À experiência internacional, soma-se a experiência de empreendedorismo na prática e a valorização das competências e currículo dos participantes em áreas multidisciplinares como gestão, negócios, marketing, tecnologia, design, software e investimento. O programa ocorre num contexto da vida real, onde os alunos formam equipas de cinco e adquirem as habilidades e o know-how para desenvolver ideais de negócio desde o estágio conceitual até a chegada ao mercado.

As equipas recebem a orientação de mentores para a construção de um modelo de negócios escalável por meio de testes e feedbacks reais de clientes. O ambiente de aprendizagem e de desafio também corresponde aos requisitos atuais e futuros do local de trabalho, incluindo equipas multifuncionais e virtuais com tarefas de trabalho colaborativas, uma força de trabalho multicultural e habilidades de organização, planeamento e comunicação.

Programa

Os participantes começam o dia com palestras dadas por especialistas de todo mundo em suas respetivas áreas. À tarde, os mentores reunir-se-ão com as equipas para o desenvolvimento do programa.  A primeira semana é desenvolvida em conjunto com o corpo docente da UC Berkeley. (Universidade da Califórnia).

A segunda semana é desenvolvida com parceiros da Google. O objetivo é projetar e lançar o produto, bem como mapear a estratégia de entrada no mercado.

A terceira semana focar-se-á na aquisição dos primeiros 1.000 utilizadores e na apresentação da startup  a um painel de Venture Capital-s do Silicon Valley . O painel é liderado pela Universidade de Stanford.

Para conhecer mais: Da EIA à Forbes: história de sucesso de ex-alunos